Políticas públicas reforçam ações para combater a pobreza no Brasil

O cenário de pobreza no Brasil sempre foi evidente e desde a identificação de situações críticas, políticas públicas foram surgindo para combater os problemas. Entretanto, o percentual de brasileiros vivendo em situação de pobreza aumentou, tornando necessário o reforço dessas ações que visam sanar os problemas sociais. Saiba tudo sobre a notícia a seguir:

De acordo com o próprio Banco Nacional, o número de brasileiros vivendo na pobreza aumentou consideravelmente, fazendo com que os que os cofres públicos precisem dispor ainda mais verba para os programas sociais.

Mesmo havendo essa necessidade de expandir as políticas públicas visando solucionar questões sociais, os cortes de programas como o Bolsa Família continuaram preocupando centenas de famílias que dependem da transferência de renda.

Por outro lado, existe também uma expansão do benefício do Bolsa Família que foi proporcionado pelo Governo atual. Trata-se do 13 bolsa família 2021, uma bonificação de natal que estará sendo paga pelo programa às famílias dependentes.

Apesar do décimo terceiro ser um direito do trabalhador brasileiro e o Bolsa Família não possuir nenhum vínculo empregatício com os beneficiários, o direito foi concedido pelo atual presidente Jair Bolsonaro, visando movimentar a economia geral.

E essa foi uma das medidas tomadas para reforçar as ações direcionadas a atender esse público alvo, o que representou um auxílio interessante para muitas pessoas. O cálculo do valor a ser recebido é realizado da mesma forma que para os trabalhadores, sendo a soma de todas as bolsas divididas por 12.

Um outro incentivo que tem sido bastante comentado e trazido a tona é a possibilidade do Cadúnico, um cadastro que permite aos cidadãos uma assistência especial por parte do Governo, dando direito a diversos outros benefícios.

Além das próprias ações voltadas para quem vive no cenário de pobreza, o Governo também liberou duas novas medida que já fizeram a diferença na de muitos brasileiros. Estamos falando da liberação de um percentual do FGTS para todos os brasileiros e do saque aniversário.

O primeiro valor já foi liberado em 2020 e representava a quantia de R$500, tendo sido depositados para quem já possuía uma conta na instituição financeira Caixa Econômica Federal. Para os demais trabalhadores, foi necessário emitir o cartão cidadão que dá acesso facilitado para todos os direitos do trabalhador, inclusive o próprio Bolsa Família.

A outra medida também referente ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, sendo referente ao saque de aniversário desse benefício, o que pode auxiliar milhares de brasileiros em 2021.

Author:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *